Figuras Misteriosas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

>> Não me olhe com essa cara...

Para desvendar os mistérios dos maravilhosos totens é preciso voltar muito no tempo. Segundo os estudiosos, eles existem desde a Pré-História e foram usados em vários lugares do mundo.

Um totem pode ser a representação de um animal, uma planta, um objeto e até mesmo de uma pessoa. Quando o homem pré-histórico conseguia caçar algum animal, por exemplo, a pele do coitado era colocada na frente da caverna do predador. Ela servia como reconhecimento do poder do caçador e também era uma forma de pedir proteção as forças da natureza. Assim, ela se tornava um totem.


Os totens mais famosos são esculturas de madeira feitas por tribos indígenas dos Estados Unidos e do Canadá. Para alguns povos eles eram como guardiões ou protetores. Outros grupos faziam essas esculturas para contar histórias sobre a sua gente ou festejar fatos importantes.

Como essas pessoas não conheciam a escrita, viam nos totens a possibilidade de narrar a história de seu povo. Provavelmente é por isso que alguns totens parecem trazer diversas imagens em sequência, como se fossem símbolos empilhados.

Até os dias de hoje estudiosos tentam decifrar os misteriosos totens e aprender a ler a interessante história que cada um conta.


Curiosidades

- A palavra totem vem do termo indígena ototeman e significa parentes como irmãos.
- Na Idade Média, os nobres usavam brasões com figuras de leões e águias, que eram como um tipo de totem.
- Os maiori, da Nova Zelândia, os maias, da América Central, e povos do Zimbábue também faziam totens em forma de torre.
- Os totens do povo haida, do Canadá são esculturas com mais de 50 metros de altura.

Ignore a música ruim. Este vídeo mostra de pertinho alguns totens.


Fontes:

Links para saber mais:
Wikipédia - Se informe mais sobre os totens.
Wikípédia - Conheça o povo haida.

:)


0 comentários: