Estepes e Pradarias

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


E a partir de agora, o SS - Super Sinapse - se propõe a se tornar uma espécie de  enciclopédia, e de tempos em tempos, postar sobre algum assunto que esteja relacionado ao âmbito escolar

As pradarias são vegetações herbáceas fechadas presentes em áreas de clima temperado e que recebem diferentes denominações em diferentes partes do mundo.

Na Europa e na Ásia, recebem o nome de “estepe”. Na América do Norte, são chamadas de “pradarias”. Na África do Sul, recebem o nome de “veld”. E, na América do Sul, recebem o nome de “pampa”.

Os animais típicos das pradarias são os ratos do campo, raposas, búfalos, espécies de cabras, lebres, antilocapras, cães-da-pradaria, entre outros.

A pradaria apresenta apenas vegetações herbáceas diferindo, por exemplo, das savanas, que podem apresentar árvores e são típicas de locais quentes e secos.

Existem três tipos básicos de pradarias:

Pradaria alta: nos locais mais úmidos e que apresentam gramíneas de até 2 metros de altura e raízes muito profundas;

Pradaria mista: apresenta uma grande diversidade florística presente em solos altamente férteis;

Pradaria baixa: que apresenta menor diversidade e gramíneas de pequeno porte.
As pradarias não necessitam de grandes quantidades de água para se desenvolver.As queimadas naturais geralmente de ocorrência anual, são inclusive benéficas para as gramíneas uma vez que eliminam a quantidade excedente de matéria orgânica e possibilita a renovação do substrato.
Porém a má ultilização vem degradando esse meio.

:)

0 comentários: