Debate: Ler ou Assistir?

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


Quantas vezes você já foi assistir um filme e viu que era a mesma história de um livro? Pois bem, essa situação é normal! Ultimamente (e nem tão ultimamente) a literatura está sendo adaptada ao cinema. São várias obras que se destacaram nas telonas: O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Eragon, O Caçador de Pipas, Marley & Eu, Nárnia... São muitos! E é aí que chega um ponto crítico: Ler ou assistir? Livro ou cinema? Veja os malefícios e benefícios de cada opção.

Turma do Livro

Ler é bom... é ótimo! Confira os benefícios e talvez malefícios de trocar o filme pelo livro:

- O livro pode parecer cansativo, mas descreve mais detalhes que o filme;
- O livro leva um certo tempo para ler, muitas vezes, muito tempo, por isso muitas pessoas esquecem dele por falta de espaço na agenda;
- Ler um livro é soltar a imaginação. Você "cria" os personagens e cenários, e quem disse que isso não é legal?
- Ler também é um exercício. Para se ter uma idéia, ler queima calorias e se você preferir ler o Código da Vinci, por exemplo, estará queimando 885 calorias!!!
- Escrever para os demais é um trabalho muito complicado... então imagine a pressão de um escritor... Muitos não entendem partes dos livros e acabam não entendendo a história.

Turma do Cinema

Cite alguém que não gosta de um filme legal com uma pipoquinha. Pois bem, veja o que acontece se você vai optar pelo cinema e deixar um pouco o livro:

- Tá bem... o cinema esquece de contar muitos detalhes, mas é bem menos cansativo;
- Quanto tempo leva esse filme? É verdade, o cinema oferece uma opção bem mais rápida e resumida, que muitos preferem;
- Nossa eu nunca imaginava esse cara assim! É pessoal, o cinema tira uma pequena diversão nossa: imaginar os elementos da história;
- Deitado, assistindo e comendo você só vai ganhar preguiça. Mas quem não gosta disso?
- O cinema tenta deixar sua adaptação do jeito mais compreensível possível e consegue, muitas vezes, por isso algumas pessoas entendem mais as telonas do que o livro.

Dica:

A melhor coisa a se fazer é degustar dos dois pratos: ler e assistir. Você terá uma opinião do melhor, que pode variar, por exemplo, a adaptação literária de tal livro é melhor que a adaptação cinematográfica e a adaptação no cinema desse livro é melhor que no amigo mudo...
Só para aconselhar: Leia depois assista!

:)

0 comentários: