A cor azul nunca foi tão interessante!
Papai, porque o céu é azul?!
A Terra é o único lugar do Sistema Solar onde vemos o céu azul. Isso ocorre porque a atmosfera do nosso planeta desvia os raios de luz solar que se espalha em ondas de várias cores. A onda de cor azul é a que mais se espalha. É por esse motivo que o céu parece ser inteiramente azul.
Comida azul
Você consegue me citar um alimento azul? Não? Realmente não existe comida dessa cor. Corantes naturais azuis são mais sensíveis e suas partículas podem ser facilmente destruídas. Mas sempre há esperança! Existem alguns alimentos com tom azulado. É o caso de uma fruta chamada blueberry, alguns tipos de couve, um milho mexicano e certos fungos.
Seja um "cara azul"
Os personagens azuis sempre são mais "fofos". Quem nunca riu com o Blu, de A Mansão Foster? Garanto que você até já achou graça do Lula Molusco ou chamou os Smurfs de gracinhas... Bem, ser azul também é bom!
Animal azul
Um animal azul que é bem interessante é o sapo-flecha-venenosa-azul. Muitos bichos se destacam no ambiente por esta cor. No sapo, é um alerta de veneno. Já para muitas aves, a cor atrai parceiros de namoro.
Copiando a cor
Os oceanos refletem a cor do céu. Assim, se o céu está azulado, o mar fica azul. Em águas bem profundas, a cor fica escura e é por este motivo que o azul-escuro também é conhecido como azul-marinho. Quando o mar fica esverdeado é porque está perto de costas e ao redor de ilhas, onde há algas na água.
Você sabia que...
- Algumas aves põem ovos de casca azul?
- O termo azul surgiu por causa de uma pedra? Os antigos egípcios usavam a pedra lápis-lazúli para obter pigmento azulado. De "lazúli" surgiu 'azul".
- Os primeiros astronautas que foram ao espaço se surpreenderam ao ver que a Terra é azul?
- Algumas plantas, quando crescem em determinado tipo de solo, têm flores azuis?
Pelo Mundo
Veja como se diz azul em várias línguas:
Inglês - Blue
Espanhol - Azul
Alemão - Blau
Francês - Bleu
Italiano - Blu
Fonte: Revista Recreio - Edição 508 - 3/12/2009 - Fique Ligado - Página 27
Texto original escrito por Maria Carolina Cristianini