A velhice já começa aos 27

segunda-feira, 29 de março de 2010

"Isso seria uma ruga?!"

Pode parecer estranho - e aterrorizante - , mas a velhice começa aos 27 anos de idade. Ainda somos jovens. O coração está zerado, a pele praticamente perfeita e os músculos sem dor alguma. Então qual é o motivo da velhice vir tão cedo?

O problema está no seu cérebro. A decadência já começou por lá. Ainda existem os preciosos neurônios, porém as sinapses (conexões entre neurônios, mas você já sabia, não é?) começaram a piorar. E isso afeta várias habilidade mentais.

Uma das primeiras a ir embora é a inteligência espacial (sua capacidade de desenhar objetos e visualizá-los mentalmente). O raciocínio e a memória também vão perdendo força - e ficam muito mais fracos quando chegamos aos 30 anos de idade.

Todas essas conclusões saíram de um gigantesco estudo realizado pela Universidade da Vírginia que mediu as habilidades cognitivas de 2 mil pessoas de várias faixas etárias. Se depois de tudo isso você ainda se acha muito jovem para ficar gagá, saiba que a natureza acha o contrário.

"Do ponto de vista evolutivo, por volta dessa idade você já deveria ter se reproduzido. E, por isso, já estaria chegando a hora de se aposentar.", explica o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, da Unifesp. Afinal, o homem das cavernas não vivia mais que 30 anos. E seu querido cérebro é idêntico ao dele.

Não se desespere. Os cientistas também descobriram que algumas habilidades, como a verbal, continuam crescendo até os 60 anos. aprender coisas novas, aumentando o número de informações no cérebro, compensa parcialmente as perdas cognitivas.

Enfim, o cérebro desce ladeira abaixo muito mais rápido do que pensávamos.



Fonte: Revista Superinteressante - Edição 265 - Maio / 2009
SUPERNOVAS - Página 27
Na revista o texto foi escrito por Gisela Blanco.

:)

                                                

1 comentários:

Unknown disse...

mto dez o bloog *' (: