Escorbuto

quinta-feira, 25 de março de 2010

                
                O que é Escorbuto ?
 
Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo. 
 
Sintomas:
 
Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.
 
Outras informações sobre a doença:
 
Sabe-se que a carência de vitamina C afeta também o tecido conjuntivo, que, além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem, etc. 
 
Doença dos marinheiros:
 
Até o século XVIII, a ocorrência de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois estes passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas, por este tipo de alimento estragar muito rápido, seu estoque não era garantido. Conseqüentemente os marinheiros ficavam sem fonte de vitamina C e acabavam sendo afetados pelo escorbuto e muitos deles não resistiam e acabavam morrendo.
A partir de 1795 deu-se início a distribuição regular de suco de lima entre os marinheiros da tripulação britânica. Posteriormente, foram introduzidas outras fontes mais ricas em vitamina C do que a lima, como, por exemplo, as laranjas, limões e outrsa frutas cítricas. 
 

1 comentários:

GamerStore disse...

pesquisa de historia :D